terça-feira, 13 de abril de 2010

Fonte de Alimentação

AULA 2


FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Correntes Elétricas

Assim como a maior parte dos eletrodomésticos atuais o computador também usa a eletricidade como alimentação, por isso vamos entender como se comporta a corrente elétrica e ver seus diferentes tipos. O uso errôneo da corrente elétrica pode danificar o seu computador.

Corrente contínua: conhecida por CC ou DC (do inglês, “direct current’), esta corrente flui sempre em uma só direção e sempre tem a mesma polaridade, como acontece com pilhas e baterias.

Corrente alternada: muda constantemente e rapidamente de direção, invertendo a polaridade a cada ciclo. Está é a energia que obtemos nas tomadas para uso em chuveiros, eletrodomésticos etc.

Fonte de alimentação

Chama-se fonte de alimentação o modulo que fornece energia elétrica ao micro.

A fonte de alimentação recebe corrente alternada (AC) da rede elétrica (que pode ser de 110 ou 220 volts) e a transforma em corrente contínua (DC) para a alimentação dos circuitos internos do computador.

A corrente continua não dá choque. Quando o computador dá choque é porque a instalação elétrica do mesmo esta incorreta, donde se conclui que quem a fez não conhecia o padrão da tomada do micro e inverteu os fios FASE E NEUTRO.



Exemplo de fonte de alimentação de um PC.

Antes de ligá-la devemos selecionar a voltagem de entrada da fonte. A fonte possui uma chave seletora de voltagem. Através desta chave faz-se a seleção da voltagem de entrada (110 ou 220 VAC).

O ventilador da fonte faz a refrigeração interna da mesma, funcionando como um exaustor.

A fonte fornece corrente contínua (DC) para a placa mãe.

A placa mãe distribui a corrente a todos os chips nela conectados, como por exemplo: a placa de vídeo, modem, placas de som, etc.

Ex: Uma fonte de 300 W é mais que suficiente para a maioria dos computadores normais, de uso pessoal.

Com uma fonte de 300 W podemos alimentar uma placa mãe, placas de expansão, drives, disco rígido e drive de CD-ROM.





As Tensões “Geradas” Pela Fonte São Quatro:



• A tensão de 5 VOLTS de corrente contínua alimenta principalmente os processadores, memórias e alguns outros circuitos digitais.

• A tensão de 12 VOLTS de corrente contínua alimenta os motores dos acionadores de discos flexíveis, discos rígidos e outro motores.

• As tensões de 12 e -12 VOLTS de corrente contínua alimentam os circuitos das interfaces de comunicação. Ex.: portas seriais.

• A tensão de -5 VOLTS é utilizada por alguns componentes periféricos ligados a CPU.



Existem dois tipos diferentes para fontes de computadores: AT e ATX.

O modelo AT é bastante utilizado nos computadores antigos, hoje em dia caiu em desuso, pois todos os computadores já estão vindos equipados com fontes ATX ou ATX 12 V.



Fontes de alimentação AT

Nas fontes AT, tínhamos um momento crítico na hora da montagem de um computador: a hora de encaixar o conector de energia na placa mãe. Isso acontecia devido ao cabo de força da placa-mãe ser dividido em dois plugues (P8 e P9) que podiam ser invertidos e causarem a queima da placa. Posicione os dois plugues com os fios da cor preta lado a lado, voltados para o centro.

As fontes possuem cabos com as cores padronizadas:

Os cabos de 5V são vermelhos, já os de 12V são amarelos, etc.



Figura - Conector de alimentação para a placa mãe AT.





O SINAL POWER GOOD



Além das tensões que o computador precisa para funcionar, as fontes de alimentação fornecem outro sinal, denominado Power Good. Sua finalidade é apenas informar ao computador que a fonte de alimentação está funcionando bem, e que o computador pode operar sem problemas. Se o sinal Power Good não estiver presente, o computador será desligado. O sinal Power Good impede que o computador tente funcionar com voltagens descontroladas (como as provocadas por uma queda súbita de energia) e acabe sendo danificado.

Power Good, é um sinal que mantém os circuitos digitais (Processadores, Memórias, chipsets, etc.) da motherboard em tri-state ou reset até que as tensões da fonte se estabilizem nos seus valores nominais. Isto ocorrer por que os circuitos digitais trabalham com nível lógico 0 e 1, sendo que o nível lógico 0 pode variar de 0 a 1,8 volts e o nível lógico 1 pode variar de 2,3 a 5,0 volts para um circuito TTL, o problema é que entre 1,8 e 2,3 o circuito integrado determina o nível lógico de saída aleatoriamente, o que pode provocar erros no processamento.



* Observação: as tensões negativas -12, -5 e o sinal de Power good nas fontes antigas podem não ter as cores da tabela anterior, sendo que a cor do fio pode variar entre laranja, branco, verde ou azul, mais nunca vermelho, amarelo ou preto, as novas fontes geralmente seguem o padrão de cores da tabela anterior







Fontes de alimentação ATX

Quando a Intel criou o padrão ATX também criou um novo sistema para substituir a antiga fonte AT. A fonte ATX permite o acionamento e desligamento da alimentação por toque ou software compatível com a função Control Off (Ex.: Botão desligar do Windows), veja abaixo as características do gabinete ATX.



• Tomada que alimenta a motherboard tem 20 pinos.

• Chave Liga/Desliga que suporta acionamento e desligamento digital por toque ou software (função Suspend/Shut Down).

• Apresenta 3,3 Volts que torna a motherboard mais baratas, pois, a tensão de alimentação do processador é gerada pela fonte e não pela motherboard.



Figura - Conector de 20 vias, uma fonte de alimentação ATX.



As diferenças entre as fontes AT e ATX são: o plugue de encaixe com a placa mãe e a capacidade de gerenciamento por software da fonte ATX, ou seja, o seu sistema operacional pode desligar o seu computador automaticamente.



CONECTORES PARA FONTE DE ALIMENTAÇÃO



As placas de CPU possuem um conector, normalmente localizado na parte superior direita, próprio para a conexão com a fonte de alimentação. Tradicionalmente as placas utilizam um conector de 12 vias, padrão AT. Placas de CPU mais modernas passaram a utilizar o padrão ATX, e possuem um conector para fonte deste tipo.



Existem ainda as placas universais, que possuem dois conectores de fonte, sendo um do tipo AT e outro ATX.







A fonte de alimentação possui diversos conectores para alimentação de placas, drives de disquete, discos rígidos e drives de CD-ROM e discos óticos em geral.

Nessa figura, o conector de tamanho menor é usado para alimentar drives para disquetes de 3½", enquanto o maior é usado para alimentar discos rígidos e drives de CD-ROM.





Figura - Conectores para alimentar drives de disquetes, discos rígidos e drives de CD-ROM.

O conector maior apresentado na figura, devido ao seu formato geometricamente assimétrico, só pode ser encaixado de uma forma e não oferece perigo de ligação errada. Além disso, todos eles são idênticos e intercambiáveis, ou seja, qualquer um dos conectores de tamanho maior pode alimentar qualquer dispositivo que possua ligação para esses conectores.

Quase todas as fontes possuem uma chave seletora de voltagem (110 ou 220 volts), e também um ventilador interno que retira o ar quente do interior do computador e da própria fonte.



O ar entra no computador por diversos orifícios e frestas existentes no gabinete e sai pela parte traseira da fonte. Em certos modelos de fonte, o percurso do ar é o inverso, ou seja, entra pela parte traseira, passa pela fonte e é empurrado para dentro do gabinete, expulsando o ar quente.







SUBSTITUIÇÃO DA FONTE DE ALIMENTAÇÃO



Alguns Casos Que Necessitamos substituir a Fonte de Alimentação:



• Quando for anexado um componente à CPU que requeira uma quantidade maior de energia.

• Quando esporadicamente o Disco Winchester não inicializa.

• Quando a fonte possui problemas de ventilação.

• Quando o computador não inicializar.



Para a substituição da fonte não basta selecionar uma com a quantidade de Watts requerida. Os requisitos de qualidade, compatibilidade e o próprio aspecto físico para instalação do gabinete têm que ser considerada.



A retirada e instalação da fonte dependerão do tipo de gabinete.



A fonte é identificada por uma caixa blindada e um ventilador voltado para fora.



Na retirada, tomar alguns cuidados:



• Desligar o computador

• Desligar o cabo da alimentação

• Eliminar a eletricidade estática

• Retirar primeiramente os conectores da CPU e depois os restantes.





PRINCIPAIS DEFEITOS



Para o usuário, a fonte de alimentação é um componente de difícil manutenção pela necessidade de um conhecimento eletrônico razoável. Os defeitos mais comuns são o fusível e o ventilador que por vezes gera ruídos ou não gira corretamente.





EXERCÍCIOS



Exercício prático

Testar se a fonte funciona ou não. Material clip.



Lista de Exercícios

1. Quais os tipos de correntes elétricas?

2. Quais os modelos de fonte de alimentação?

3. E quais as diferenças entre elas?









http://www.cura.metafisica.nom.br/oficina/informatica/fontes.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário